domingo, 4 de dezembro de 2016

Relatório de análise de resultados do Formulário sobre a Segurança na Internet

No âmbito da unidade curricular de LPTIC foi-nos solicitada a realização de um formulário que tivesse por base a segurança na Internet. O formulário foi realizado por nós (Joana Inácio e Marlene Diogo), tendo como público-alvo algumas colegas da turma. Este tem como objetivos averiguar as normas de segurança utilizadas pelas colegas, a que nível se sentem seguras e os cuidados que têm na sua utilização.
Após a análise dos resultados do nosso formulário obtivemos 9 respostas. Pelo que a média de idades dos inquiridos é de 22,7, indo desde os 20 aos 29 anos, e a percentagem de inquiridos do sexo feminino é de 100%. A esmagadora maioria das colegas são do distrito de Setúbal.
Quanto ao nível de segurança na utilização de computadores públicos, apenas uma pessoa não utiliza, as restantes utilizam na escola e dizem ter alguns cuidados na utilização dos mesmos. Sendo que grande parte não deixa nenhuma conta pessoa aberta, têm o cuidado de eliminar o histórico e não deixam nenhuma palavra passe memorizada. De acordo com os resultados, relativamente às normas de segurança utilizadas, a esmagadora maioria utiliza antivírus no seu computador pessoal, sendo que apenas uma das inquiridas não utiliza antivírus gratuito.
Na secção das compras online, apurámos que 55,6% das pessoas fazem ou já fizeram compras na Internet, pelo que grande parte faz compras a nível nacional, as que fazem compras a nível internacional utilizam maioritariamente o Ebay e o Aliexpress. Esta percentagem de pessoas que fazem ou já fizeram compras online sentem-se seguras ao fazê-lo, averiguando sempre se o site e/ou loja online é fidedigno e se a forma de pagamento é fiável.
Por último, no capítulo das redes sociais, verificámos que 100% das colegas utilizam redes sociais, sendo que esta percentagem utiliza Facebook e Instagram. Quanto ao tempo despendido, há uma pessoa que utiliza menos de uma hora diária as Redes Sociais e algumas que alcançam as seis horas. A média de tempo utilizado nas redes sociais é de 3 horas. A grande maioria sente-se segura na sua utilização, utilizando perfil privado e tendo atenção à informação pessoal partilhada. Apenas uma pessoa já foi prejudicada pelo uso de redes sociais com roubo de fotografias de perfil e criação de perfil falso.
Com a realização deste formulário podemos analisar alguns fatores referentes à utilização da internet, bem como a segurança da mesma. Concluindo que as nossas inquiridas, de uma forma geral, adotam medidas de segurança com os seus computadores pessoais e aquando utilização de computadores públicos. Os cuidados principais passa pelo uso de antivírus grátis, não ter passes memorizadas e não deixar contas abertas. Podemos também concluir, após análise de resultados, que grande parte das inquiridas faz compras na internet a nível nacional e sente-se segura ao realizá-las, uma vez que adotam determinadas medidas de segurança. Relativamente ao uso de redes sociais, todas utilizam diversas redes sociais, sendo as mais comuns o facebook e o instagram. A maior parte, à exceção de uma pessoa, sente-se segura ao utilizar as redes sociais, em que para proteger a sua privacidade têm alguns cuidados, como ter o perfil privado (77.8%) e ter em atenção a informação disponibilizada nas mesmas. Ou seja, de forma geral, concluímos que as nossas inquiridas adotam algumas medidas de segurança, tendo alguns cuidados com os seus computadores e na utilização da internet considerando que esta é segura, quer a nível de compras online, quer a nível das redes sociais, sendo estes os fatores que pretendíamos analisar.

Sem comentários:

Enviar um comentário